#NosTTs OMS
Relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta segunda-feira mostra que a poluição do ar chegou a níveis tão elevados que pode ameaçar a saúde dos que vivem nas metrópoles.
Segundo o levantamento, o desenvolvimento da economia está atrelado aos poluentes. Nações emergentes estão entre as mais poluídas, com Brasil incluso nesta lista.
A cidade do Rio, que vai receber dois eventos mundiais e turistas do mundo inteiro --a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016--, está mais poluída do que São Paulo.
Mesmo assim, os paulistas respiram um dos ares mais poluídos do mundo. A capital paulista apresenta uma média de poluição do ar com 38 microgramas por metro cúbico, ou duas vezes mais ao ideal recomendado pela OMS.
São Paulo se equipara a Paris e Buenos Aires em termos de poluição do ar, e está acima de Roma.
A pesquisa, que englobou 1.100 cidades de 91 países, mostra as taxas de poluição por capital e cidades com mais de 100 mil residentes. A medição foi realizada entre 2003 e 2010. Nesse ranking final, o Brasil consta na 44ª posição.
Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas morram todos os anos devido a pequeníssimas partículas, quase imperceptíveis, presentes no ar. Mas, uma vez que se alojam no pulmão, podem causar o desenvolvimento de doenças no coração e no pulmão, entre outras.
Ahwaz, no Irã, lidera o ranking das cidades mais poluídas, seguida de Ulaanbaatar (Mongólia) e Sanandaj (Irã).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário